Aprenda a utilizar as novas famílias de lâmpadas, fitas e fontes da Stella em seus projetos de Revit com este tutorial passo a passo. A Bimteria acaba de lançar uma atualização do catálogo de famílias, com novos modelos e parâmetros luminotécnicos individualizados. Neste tutorial, você irá aprender como utilizar as novas famílias e atualizar suas luminárias com facilidade, além de otimizar a especificação de seus projetos com as novas famílias personalizadas.

Novas Famílias: O que mudou?

A atualização das famílias paramétricas de lâmpadas, fitas e fontes da Stella na biblioteca da Bimteria traz algumas mudanças importantes para os usuários do Revit:

  • Atualização de modelos disponíveis: 41 modelos foram adicionados às famílias. Modelos que saíram de linha também foram removidos.
  • Atualização na nomenclatura da família: A partir deste lançamento, todas as famílias de lâmpadas e fitas terão o mesmo nome, independente do modelo de luminária em que estão inseridas. Essa estratégia foi adotada para diminuir o número de famílias distintas em um mesmo projeto, tornando o modelo mais eficiente.
  • Atualização de nomenclatura do tipo: Foi adicionado o prefixo da linha e corrigidos erros de digitação.
  • Adição de novos parâmetros personalizados: Foram criados parâmetros compartilhados para informações importantes como fluxo luminoso, potência, temperatura de cor, ângulo de abertura, IRC, entre outros, a fim de melhorar a organização desses dados na tabela e possibilitar o uso desses dados em cálculos. Esses parâmetros estão nomeados com o prefixo “.BIM_” para que possam ser facilmente identificados na confecção de novas tabelas.

Como utilizar as novas famílias em luminárias baixadas anteriormente?

Utilizaremos como exemplo uma família de “Embutido Flat AR70 – New Line”, que você baixou do site com o catálogo de lâmpadas desatualizado.

Você precisará inserir no seu modelo a família de “.BIM_Ilum_NewLine_Flat AR70 2 Lamp_Embutido” e a família atualizada de lâmpadas AR70 “Stella_AR70”.

Com as duas famílias inseridas no projeto siga estes 3 passos:

PASSO 1- Selecione a família de embutido e clique em “Editar Tipo”

PASSO 2 – Na aba “Elétrico” em “Tipo de Lâmpada”, procure a nova família de AR70 e selecione um tipo. Você pode escrever “Stella_AR 70” para visualizar apenas os tipos de AR70 atualizados.

PASSO 3 – Clique em “Aplicar” e em “Ok” para fechar a caixa de diálogo.

Dessa forma, você utilizará a família atualizada no seu projeto, mesmo que tenha feito o download de luminárias lançadas antes desta atualização.

Utilize os mesmos passos para perfis, conexões e demais luminárias para garantir que você não está especificando modelos disponíveis no mercado.

Caso deseje realizar a troca de forma permanente, você pode seguir os mesmos passos dentro do modo de edição de famílias, substituindo a antiga família pela nova e posteriormente, excluindo a família antiga do modelo.

Caso precise de auxílios extras, nossa equipe está à disposição através do formulário de contato.

Uma ideia sobre “Atualização de famílias paramétricas: Como utilizar as novas famílias de lâmpadas, fitas e fontes da Stella

  1. Raquel Ribeiro disse:

    Nossa, essa atualização facilitou demais a utilização das famílias para o Revit. As famílias de vocês são as melhores para iluminação, eu fico impressionada como todas as luzes acendem no render (Enscape que eu uso). Estão de parabéns, famílias de excelente qualidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *