Desenvolvimento de catálogo BIM como ação de marketing para fornecedores da construção civil é uma estratégia cada vez mais utilizada para aumentar a visibilidade dos fornecedores e suas respectivas ofertas de produtos e serviços.

O BIM (Building Information Modeling) é uma metodologia que permite a criação de modelos virtuais da construção, permitindo uma melhor colaboração entre as partes interessadas e uma maior eficiência no gerenciamento de projetos.

Em 2020, uma pesquisa feita pelo Sienge e a Grant Thornton analisou que 38,4% das empresas do setor da construção já utilizam a plataforma BIM. Das que ainda não usam, 70% têm intenção de adotar a metodologia nos próximos dois anos. Portanto, podemos dizer que em breve, a maior parte dos profissionais da construção civil estarão utilizando softwares BIM para projetar.

O que é um catálogo BIM?

Um catálogo BIM é uma coleção de informações dos produtos e serviços oferecidos por um fornecedor, incluindo dados técnicos, imagens e outros detalhes relevantes. Podemos integrar essas informações facilmente em modelos BIM, permitindo aos projetistas e engenheiros acesso fácil e preciso às informações dos fornecedores.

Por exemplo, ao realizar o download de uma família de luminária paramétrica desenvolvida pela Bimteria, o arquiteto terá acesso a um modelo 3D que carrega todas as informações do modelo real do fabricante. Ou seja, ao utilizá-la no projeto, ela carregará informações como: descrição do modelo, nome do fabricante, código do modelo, acabamentos disponíveis, informações elétricas, dados luminotécnicos, IES, lâmpadas compatíveis, entre outros.

Exemplo de detalhe técnico em 3D, renderização e tabela geradas pela inserção de um modelo de embutido com lâmpada integrada.
Exemplo de detalhe técnico em 3D, renderização e tabela geradas pela inserção de um modelo de embutido com lâmpada integrada. (Bimteria, 2023)

Como aumentar vendas com catálogo de famílias paramétricas?

Segundo o relatório desenvolvido pelo Archidaily, os arquitetos que estão desenvolvendo projetos são os principais tomadores de decisão na escolha e especificação de materiais e produtos para edificações e interiores. Portanto, a tendência é que nos próximos anos, programas com tecnologia BIM, como Revit e Archicad, dominem o mercado de projetos de arquitetura e interiores, devido à economia de tempo, fácil compatibilização com outras disciplinas e alto nível de detalhes oferecidos por esses softwares. Logo, fabricantes que ofertam seu catálogo em BIM saem na frente e abocanham boa parte das especificações realizadas por esses profissionais.

A criação de um catálogo BIM é uma excelente ação de marketing para fornecedores da construção civil, pois permite que eles se destaquem entre a concorrência e sejam facilmente encontrados por projetistas e engenheiros. A oferta dos modelos paramétricos encurta o ciclo de vendas, reduzindo a frustração causada pela falta de informações, aumenta a retenção e gera fidelização de profissionais que buscam praticidade e economia de tempo. Dessa forma, o fornecedor diminui o custo por lead (CPL), aumentando o acesso de profissionais de forma orgânica no site.

Fabricantes como a Docol, Deca, Portobello, Tramontina, Direct Light e Electrolux já possuem modelos .RFA (Revit Family) disponíveis para download gratuito. Porém, boa parte dos modelos disponíveis são desenvolvidos e comercializados por sites especializados em modelagem BIM, como a Bimteria.

Em resumo, o desenvolvimento de catálogo BIM é uma ótima estratégia para fornecedores da construção civil que desejam aumentar sua visibilidade e eficiência no gerenciamento de projetos. Ele permite que eles se destaquem entre a concorrência e sejam facilmente encontrados pelos projetistas e engenheiros, resultando em uma maior eficiência e redução de custos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *